Lição 7 – As estações da vida

Professor: Presbítero Nadison

Texto Bíblico Básico: Eclesiastes 11:1-8

  1. Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro.
  2. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo.
  3. Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará.
  4. Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.
  5. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz.
  6. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.
  7. Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol!
  8. Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

Texto Áureo: Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver (Jó 14:7)

A fama de Salomão percorria em todos os lugares; situações surgiam para que Salomão resolvesse e, com a sabedoria de Deus, ele resolvia. Com isso, ele passou a perder o limite das coisas, buscando naquilo que não era plausível diante de Deus; ele começou a se engradecer diante de Deus, perdendo o foco de engradecer a Deus com aquilo que ele tinha. Seu coração começou a se contaminar, de maneira que ele começou a se envolver com idolatria por meio das rainhas que foi conhecendo.

Quando começou a querer adorar a Deus e também a outros deuses, ele se perdeu. “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24). João 24:15 “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”. Deus quer exclusividade dos seus servos!

Salomão cresceu ouvindo sobre as maravilhas de Deus, mas em determinado momento, começa a se envolver com os prazeres dessa vida. Em sua velhice, analisando e refletindo sobre tudo que ele viu, recebeu e se envolveu, escreve o livro de Eclesiastes de forma humilde e com arrependimento, aflorando novamente a sabedoria recebida um dia de Deus. Ele percebeu que tudo aquilo que ele já tinha em Deus era necessário, pois o coração sem Deus nunca vai ser realizado e jamais deixará de buscar o que preencherá o vazio do coração, mesmo que tenha tudo como ele tinha (lembrando que ele era o homem mais poderoso, temido e reverenciado naquela época). Ele reconheceu que a verdadeira felicidade vinha da presença de Deus em sua vida e não das coisas que eles tinham!