Parábolas de Jesus – Escola Bíblica Dominical

A Igreja Evangélica Pentecostal OBPC Água Rasa oferece aos seus membros a oportunidade de participar da Escola Bíblica Dominical, momento precioso de estudo da Bíblia, em que podemos trocar experiências, tirar dúvidas e aprender mais sobre a Palavra de Deus.

Estamos finalizando a revista Parábolas de Jesus e a próxima terá como tema Vida Abençoada. Quer ter uma vida abençoada? A Bíblia nos dá uma receita para isso:

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes temos ouvido o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:1-3).

Eis o segredo da nossa vitória: Crente obediente é crente abençoado! Nossa vitória está veiculada à nossa obediência à Palavra de Deus. E é por isso que o inimigo de nossas almas investe diariamente, tentando nos distrair da voz de Deus. A Bíblia diz “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26). É fato que só nos lembramos daquilo que já conhecemos um dia; sendo assim, para que o Espírito Santo nos lembre, é necessário que tenhamos a predisposição em aprender.

Em Lucas 7:36-50 lemos:

  1. E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
  2. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
  3. E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
  4. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
  5. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
  6. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
  7. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
  8. E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
  9. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
  10. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
  11. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
  12. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
  13. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
  14. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
  15. E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Esta parábola mostra o comportamento de duas pessoas que receberam a Jesus: tanto o fariseu, quanto a pecadora. É fácil dizer que crê em Jesus, mas isso deve ser demonstrado em nossas atitudes, demonstrando a Deus a gratidão pela salvação em Cristo. Uma das maneiras de demonstrar isso é estar presente na Casa de Deus, onde foi designado por Ele que cada um de nós congregue. A atitude de muitos na igreja é semelhante a do fariseu, que acha que algumas atitudes já são o bastante. Quando a pecadora, sabendo que muito lhe foi perdoado, se derramou aos pés do Senhor Jesus, demonstrando imensa gratidão, humilhando-se aos pés do Salvador.

Que possamos ser mais gratos a Deus, adorá-lo verdadeiramente, estar mais presentes na Escola Bíblica, meditando na Palavra de Deus e alcançando as mais ricas bênçãos em comunhão com os irmãos!

Deus abençoe!

Pastor Luiz Carlos