Aprendemos muito por meio da Palavra de Deus ministrada pelo Pastor Luiz, sobre “Vitórias através de louvor e adoração”.

Texto Bíblico Básico: Salmo 95:1-3

1.Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva.

2.Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor.

3.Pois o Senhor é Deus poderoso; é Rei poderoso acima de todos os deuses.

Salmo 150:1-6

1.Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu.

2.Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.

3.Louvem a Deus com trombetas. Louvem com harpas e liras.

4.Louvem o Senhor com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas.

5.Louvem a Deus com pratos musicais. Louvem bem alto com pratos sonoros.

6.Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!

imagesdownload (2)

                          HARPA                                                        SALTÉRIO

12883740861download (3)

                                    PÍFARO                                                           SHOFAR

download (4)images (1)

                  CÍMBALOS                                          MAZHAR

Texto Áureo: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”. Salmo 95:6

Em Êxodo 15:20 e 21, Deus nos mostra uma forma de louvor que Miriã usou para engrandecer e louvar ao Senhor pelo milagre feito ao abrir o Mar Vermelho, dançando, tocando tamborim, alegrando-se na presença de Deus e cantando que “Só o Senhor é Deus”.

Louvar é uma das formas de adorar a Deus. Deus não quer de nós um louvor superficial, apenas de lábios, Ele quer adoradores verdadeiros; Adoração é uma vida de comunhão diária com Deus. Algum músico secular pode muito bem tocar um hino de louvor a Deus, mas não podemos dizer que é uma forma de adoração se ele não tem uma vida de comunhão com Deus. Lemos em Romanos 12:  1.Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2.E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quem é o verdadeiro adorador?

*O verdadeiro adorador conhece a quem está adorando. Lemos em Mateus 2: 1.E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, 2.e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.

Os magos conheciam a Jesus apenas de ouvir falar e foram até Jesus para adorá-lo. Jesus não havia feito nenhum milagre na vida deles, multiplicado, curado; era apenas um recém-nascido, mas foram adorá-lo por saberem quem Ele é, digno de todo louvor e adoração.

Quando Davi tocava sua harpa em louvor a Deus, adorando ao Seu nome, o espírito maligno que atormentava a vida do Rei Saul fugia, pois Deus habita em meio aos louvores.

Isaías 29:13 “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído”. Deus não quer que o adoremos por interesse no que Ele pode fazer, mas pelo que Ele é; Ele nos dá a oportunidade de, com nosso livre arbítrio, termos o privilégio de escolhermos adorá-lo.

*O verdadeiro adorador se preparar para adorá-lo.

Temos como exemplo o Rei Josaphá, que apregoou um jejum para o povo e nos deu um exemplo de oração. Precisamos conhecer a Deus, nos consagrar, engradecer ao Seu nome e então colocarmos diante dEle as nossas necessidades. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Salmo 37:5

Quando temos uma vida de comunhão com Deus, conhecemos a Ele, ouvimos a Sua voz e temos prazer em estar na sua presença. O verdadeiro adorador não se deixa abalar com qualquer problema, pensando em desistir, pois tem comunhão com Deus.

Josaphá tinha comunhão com Deus e enquanto louvava, adorava e orava a Deus, a resposta veio, Lemos em 2 Crônicas 10: 15. Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus. 16. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. 17. Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.

Enquanto o Rei Josaphá e o povo louvavam a Deus, apenas observaram a vitória sem precisar lutar, pois o próprios exércitos que estavam vindo contra eles se mataram.

Paulo e Silas apanharam e foram injustamente presos. Humanamente falando, tinham condições de ter o que questionar devido aquela situação, porém conheciam o Deus a quem serviam, então começaram a cantar hinos de louvor, adorando a Deus! Então Deus do Seu trono agiu em favor deles e um grande terremoto aconteceu, libertando-os da prisão! Glória a Deus!

Deus, que é um Pai amoroso e que cuida dos Seus filhos, interveio em meio às dificuldades. Que nada venha calar nossos lábios e impedir nosso louvor a Deus! Que venhamos a ter comunhão com Deus em todas as circunstâncias, confiando, louvando, adorando e engrandecendo ao Seu nome!

Próxima Lição: Estratégias que conduzem a vitória

Data: 30/03 às 9h15 (Domingo)