Hoje aprendemos por meio da Palavra de Deus, ministrada pelo Pastor Luiz, sobre o tema “Estratégias que conduzem à vitória”.

Texto Bíblico Básico:

Josué 6:1-5

1.Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade.

2.O Senhor Deus disse a Josué:

– Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados.

3.Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias.

4.Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas.

5.Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade.

Texto Áureo: “Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o Senhor”. Provérbios 21:31

Mesmo com toda a inteligência humana e todo o desenvolvimento tecnológico, ainda não foi desenvolvido nada que possa contar as estrelas que existem no céu, e a Bíblia diz que Deus sabe e chama cada uma pelo nome. Esse Deus Poderoso, a quem ninguém supera em inteligência, é o Deus que quer nos dar vitória em meio às adversidades.

Depois que o povo de Israel perdeu seu líder Moisés, Deus levantou Josué. O povo percorreu um caminho até chegar onde Deus queria, e assim é conosco; em nosso caminho encontramos barreiras e devemos vencer com a ajuda de Cristo. Para Deus mostrar para o povo que era na vida de Josué, fez um milagre semelhante ao que fez com Moisés e o povo atravessou o rio Jordão. Depois deste episódio, passaram por Jericó, que segundo estudos é a cidade mais antiga e era estrategicamente bem guardada, sendo, humanamente falando, impossível de ser invadida. Ela era cercada por dois muros: uma de 2 metros de largura por 10 metros de altura (mais ou menos) e o segundo muro era com 4 metros de largura e a mesma altura (algumas pessoa tinham suas casas construídas em cima do muro).

Aquilo que é impossível para os homens é possível para Deus. Josué estava orando a Deus e um anjo apareceu quando levantou os olhos (Deus nos convida a levantar os olhos; do Senhor vem a nossa vitória!). Alguns estudiosos acreditam que o anjo que apareceu era, na verdade, o próprio Jesus, pois Josué se prostrou, adorou e o anjo não recusou adoração, como os anjos que aparecem na Bíblia fazem, já que só Deus é digno de adoração. Uma das primeiras coisas que o anjo disse foi que Josué tirasse as sandálias dos pés, pois o lugar onde pisava era terra santa (mesmas palavras que foram ditas ao antigo líder Moisés em certa ocasião). Da mesma forma, Deus nos convida a tirar tudo o que não agrada a Deus e impede que 0 adoremos.

O povo de Israel não tinha conhecimento de guerra, não sabia guerrear, mas isso não foi um problema para Deus. Quem foi à frente, não foram os soldados, mas sim sete sacerdotes, que carregaram a Arca da Aliança (que representa a Palavra de Deus), cada um com uma corneta de chifre de carneiro. A corneta de chifre de carneiro seria manejada pelas mãos do homem, mas quem a fez foi o próprio Deus! “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Coríntios 10:4).

No versículo 5 de Josué 6, a orientação é “E será que, tocando-se longamente a buzina de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande grita; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si”. Todo o povo gritará – união do povo! Também devemos buscar essa união em Deus.

No versículo 10 do mesmo capítulo, lemos que “Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis”. O povo deveria ficar em silêncio até o momento certo de gritar!

Salmo 34:12.Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? 13.Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente.

Vamos vigiar com nossas palavras e orar constantemente, pois Deus quer nos abençoar, mas devemos fazer a nossa parte, orando e vigiando com nossas palavras e atitudes.

Há uma ilustração que conta sobre um homem que tinha um barquinho com dois remos: em um estava escrito “Vigiai” e no outro “Orai”. Uma pessoa ficou curiosa com aquilo e perguntou o porquê daquelas palavras escritas. Então, o homem explicou: se eu usar apenas o remo do “Orai”, irei andar em círculos; se eu usar apenas o “Vigiai”, também andarei em círculos… por isso devo usar os dois remos! E assim é com a nossa vida para chegar a vitória: Vigiar e Orar, e assim continuar caminhando sempre em frente!

O povo fez conforme Deus havia dito e “Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade” (Josué 6:20). Deus cumpriu o que havia prometido!

Independente do que esteja assolando a sua vida, isso não é nada frente ao poder do nosso Deus! Basta ouvirmos a voz de Deus e obedecê-la!

A muralha é construída pedra por pedra…

fr_40_size880fr_43_size880

Mas Deus é poderoso para derrubá-la! Glória a Deus!

fr_53_size880

No próximo Domingo (06/04) às 9h15 teremos a última lição desta revista!

Tema: Aliste-se já, vitória garantida

Não perca!