Lição 8 – A face oculta do adultério

Professor: Evangelista Maurício

Texto Bíblico Básico: 2 Samuel 11:2,4-11

2.Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho.

4.Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade são os que sepultaram Saul.

5.Então, enviou Davi mensageiros aos homens de Jabes-Gileade e disse-lhes: Benditos sejais vós do Senhor, que fizestes tal beneficência a vosso senhor, a Saul, e o sepultastes!

6.Agora, pois, o Senhor use convosco de beneficência e fidelidade; e também eu vos farei esse bem, porquanto fizestes isso.

7.Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim rei sobre si.

8.Porém Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim.

9.E o constituiu rei sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jezreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel.

10.Da idade de quarenta anos era Isbosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi.

11.E foi o número dos dias que Davi reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, sete anos e seis meses.

Texto Áureo: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os jugará”. Hebreus 13:4

Definições para adulterar: romper, trair, enganar, dentre outros sinônimos. No contexto de pecado, a definição mais adequada seria “corromper”. No latim – “AD ALTERUN TORUM” que literalmente significa “na cama de outro”. No grego – “μοιχεία” (MOCHEIA, lemos “míchea”) que refere-se à alguém casado que mantém relacionamento com outra pessoa.

Em Êxodo 20 encontramos os dez mandamentos; no versículo 14 diz claramente “Não adulterarás”; no versículo 17, diz “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Davi foi um homem muito abençoado e usado por Deus, porém em determinado momento de sua história, por conta do seu pecado de cobiçar a mulher de outro homem, programou a morte de um dos seus soldados mais leais, trazendo graves consequências durante o seu reinado. Quando o homem dá lugar à tentação, fica “cego” e desconsidera qualquer valor que tenha aprendido em sua vida.

2 Samuel 11:1 diz: “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”. A obrigação de Davi, como rei, era estar na guerra, mas ele não o fez; ficou em casa e o pecado, chegado de mansinho, encheu o seu coração quando ele ficou observando Bate-Seba do Palácio. Um ditado popular diz que “Mente vazia é oficina do diabo”; devemos nos ocupar com as coisas de Deus e não dar ocasião à carne!

Provérbios 6:24-29 “…para te guardarem da má mulher e das lisonjas da língua estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas com os seus olhos. Porque por causa de uma mulher prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça de preciosa vida. Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente todo aquele que a tocar”.

Mateus 5:27 e 28 “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela”.

O inimigo sempre nos tentará naquilo que ele sabe que é o fraco do homem, pois o intuito dele é trazer a cobiça ao nosso coração, para nos levar a pecar contra Deus. Reforçando o detalhe de que qualquer pecado que cometemos, cometemos primeiramente contra Deus!

2 Samuel 12:1-15

1.E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

2.O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.

3.Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

4.E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.

5.Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.

6.E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.

7.Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;

8.E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

9.Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.

10.Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

11.Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.

12.Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.

13.Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

14.Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.

15.Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.