Lição 6 – Muito mais que palavras

Professor: Pastor Luiz

Texto Bíblico Básico – Tiago 1:19-26

19.Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20.Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21.Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.
22.E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23.Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24.porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.
25.Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
26.Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

Texto Áureo: “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele”. Provérbios 29:20

Diante desta era tecnológica, podemos também dizer que “Há bens que vem para males…”. Por quê?

– Antigamente, os pais sabiam com quem os filhos estavam conversando. As ligações eram feitas no telefone fixo e os familiares estavam por perto. Hoje os filhos falam no celular e muitas vezes os pais nem sabem o que;

– A família não se reúne mais para passar momentos juntos! Cada um tem uma televisão no seu quarto para assistir o que quiser; quando estão juntos, cada um mexe em um celular; a comunicação é por mensagem…

A humanidade está refém da tecnologia. Hoje em dia, quantos irmãos não trazem a Bíblia para o culto, mas não esquecem o celular. Deus sabe quando você não pode ou quando não quer.

A inversão de valores que o inimigo tem colocado em nosso caminho é para nos separar de Deus. Vamos pedir a Deus para nos dar discernimento de não colocar nossos olhos naquilo que não é bom.

Marcos 7:15 diz que “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem”. E em Salmo 34:13, diz “Guarda tua língua do mal e teus lábios de falarem falsamente”. A comunicação é vital! Que Deus nos dê sabedoria para falarmos o que é certo, no momento certo e não deixarmos que a comunicação de nossa família não seja influenciada negativamente.

Vejamos um exemplo da importância da comunicação:

Um milionário redigiu seu testamento desta forma:

 “Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres.”

Como se vê, ninguém entendeu, porque não há nenhuma pontuação e houve enorme confusão entre os interessados na herança.

O irmão achou que o certo seria assim:

“Deixo minha fortuna para o meu irmão; não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

Veio o sobrinho e disse que o certo era:

“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho; jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

Por sua vez, o advogado sustentou que a redação era:

“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada para os pobres.”

Finalmente, um defensor dos pobres disse que o certo na realidade era:

“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os pobres.”

E o desfecho da história, o deslinde da questão? Também temos curiosidade de sabê-lo… De qualquer forma, fica o lembrete:

Aprenda a pontuar e, quando redigir seu testamento, pontue-o convenientemente, sem criar charadas para os impacientes herdeiros.