Texto Bíblico Básico: Josué 14:6,7,9-14

6. Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: (…)

7. Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barneia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.

9. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.

10.E Calebe continuou:

– Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos

11.e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.

12.Agora me dê essa região montanhosa que o Senhor me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.

13.Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu a cidade de Hebrom para ser sua propriedade.

14.Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, porque ele obedeceu fielmente ao Senhor, o Deus de Israel.

 

Texto Áureo: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar.” Eclesiastes 3:1,7

A vontade de Deus era que toda a geração que saiu do Egito entrasse na Terra Prometida, mas por que somente Josué e Calebe entraram? Josué foi o sucessor de Moisés e tanto ele quanto Calebe eram homens de Deus que criam em Suas promessas, porém Josué tinha mais conhecimentos em guerra e batalha, por isso foi escolhido por Deus para liderar o povo. Vale aqui lembrar que mesmo que Josué não tivesse conhecimento algum em batalhas, se Deus o quisesse como líder o capacitaria, como certamente fez já que tudo foi por permissão de Deus. José foi governador do Egito sem ter conhecimento algum em administração e afins, já que suas únicas experiências anteriores havia sido como escravo e prisioneiro. Em cada caso, Deus age de uma maneira e é sempre a melhor.

Josué e Calebe quando viram o tamanho dos gigantes que haviam na Terra Prometida, não se amedrontaram, pois creram na Palavra de Deus que a Terra seria deles. Os outros que deixaram-se vencer pelo que viram e não acreditaram que o poder de Deus era maior que qualquer gigante, não chegaram ao objetivo final.

Josué e Calebe tinham em comum o fato de verem a situação do ponto de vista de Deus. Se observarmos uma carreta em frente a um prédio, veremos que perto de nós ela é bem maior, mas quanto mais subirmos e olharmos do alto, o tamanho da carreta irá diminuir. O mesmo acontece conosco: quanto mais olharmos as dificuldades do alto, do ponto de vista de Deus, menores elas ficarão.

Muito tempo depois da promessa, a força para lutar e a fé de Calebe permaneciam as mesmas. Isaías 40: 31 diz que “Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”. Ele poderia ter pedido uma terra com menos gigantes, mais fácil de conquistar, mas ele quis a terra que Deus tinha prometido, mesmo com todas as dificuldades que enfrentaria, pois ele tinha suas forças renovadas em Deus.

Mesmo vendo as rebeldias do povo, a adoração a outros deuses, os próprios espias que estavam descrentes da promessa de que a Terra seria do povo, Cabele e Josué continuaram crendo em Deus.

“Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra”. (Números 24:14)

Algumas promessas chegam bem rápido e outras demoram mais, humanamente falando, mas o fato é que todas elas chegam no tempo certo… temos que continuar perseverando e esperando em Deus, pois tudo pertence à Ele e acontece graças à Ele. Se alcançamos promessas é pela misericórdia de Deus, que renova as nossas forças, pois sozinhos nada podemos fazer.

Não desista, tudo o que Deus disse irá se cumprir no tempo certo!