Tivemos uma aula abençoada ministrada pelo Pastor Luiz!

Texto Bíblico Básico:

2 Crônicas 26:3-8, 16, 21

3.Uzias se tornou rei aos dezesseis anos de idade. Ele governou cinqüenta e dois anos em Jerusalém. A sua mãe se chamava Jecolias e era da cidade de Jerusalém.

4.Seguindo o exemplo do seu pai, Uzias fez aquilo que agrada a Deus, o Senhor.

5.Enquanto Zacarias viveu, Uzias serviu a Deus fielmente, pois Zacarias o ensinou a respeitar o Senhor. Durante esse tempo Deus o abençoou.

6.Uzias fez guerra contra os filisteus e derrubou as muralhas das cidades de Gate, de Jâmnia e de Asdode; depois construiu cidades protegidas por muralhas perto de Asdode e em outros lugares da região dos filisteus.

7.Deus o ajudou a derrotar os filisteus, os árabes que moravam em Gur-Baal e os meunitas.

8.O poder de Uzias aumentou, e a sua fama se espalhou até o Egito; e os amonitas lhe pagavam impostos.

16.Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça. Ele pecou contra o Senhor, seu Deus, pois entrou no Templo para queimar incenso no altar do incenso.

21.O rei Uzias sofreu dessa doença até morrer. E, por ter ficado impuro, ele morava numa casa separada e ficou proibido de entrar no Templo. O seu filho Jotão era quem mandava no palácio e governava o país.

Texto Áureo: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos”. Provérbios 16: 18 e 19

O rei Uzias quando foi nomeado para assumir o trono tinha dezesseis anos e decidiu obedecer a Deus e seguir Sua vontade, sendo abençoado em seus caminhos.

Só se conhece o caráter de alguém quando damos a ele poder.  O mesmo aconteceu com Uzias, que estava indo bem em sua caminhada, até que em determinado momento se deu conta do que tinha em suas mãos e começou a pensar que “ele fazia e acontecia”. Achou-se no direito de queimar incenso diante de Deus, tarefa que era exclusiva dos sacerdotes.

A Palavra de Deus diz em Mateus 7:

2.Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!”

23.Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”

Não pensemos que estas palavras serão de outros a não ser de crentes soberbos.

Nesta aula muito irmãos deram testemunhos vividos com relação à soberba, proporcionando um momento de aprendizado e troca de experiências para fortalecimento da fé.

Para finalizar, meditamos nos seguintes versículos do Livro de Salmo, capítulo 19:

12.Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber.

13.Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti.

14.Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!

 

Que essa seja a nossa oração!

Participe da próxima aula! Domingo às 09h15min! Não perca!