MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULO = Romanos 6: 23

 

MENSAGEM = Pecado é desobedecer a Deus.

 ATIVIDADE:

 A arte de se camuflar e passar despercebido por um predador ou para ser despercebido por suas presas é de muito valia no mundo animal, pois se camuflam para garantir sua sobrevivência ou atacar sua presa.

 Vamos conhecer algumas das criações de Deus  que são craques nesta arte!

 Polvos

Estes animais são incrivelmente habilidosos e passam tranquilamente despercebidos por predadores. É importante ressaltar também que os polvos quando ameaçados soltam uma “fumaça” na água para escapar, deixando o possível predador confuso, perdendo-o de vista.

 

jhjh

 

Camaleão

Outro mestre do disfarce é o camaleão. Alguns podem mudar suas cores para os mais variados tons, como o camaleão pantera, e outros podem “ajustá-las” para tons que o deixem o mais camuflado possível. Existem muitas espécies de camaleão, com os mais variados padrões de coloração, formato e tamanho.

lkoiyuh

 

Lagartas

Os invertebrados também tem vez nessa história de se camuflar. Muitas espécies de borboletas e mariposas quando em processo de metamorfose (fase de lagarta) possuem colorações e formatos de cabeça/corpo propiciando um disfarce perfeito, o que evita a sua predação.

kjkjljçl

Bicho-pau

O bicho-pau também é extremamente habilidoso na arte de se camuflar. Por se movimentar lentamente e se parecer muito com o ambiente que vive (galhos, troncos) ele também tem um imenso sucesso o que garante que não seja predado tão facilmente, aumentando as chances de reprodução mantendo a espécie viva.

hdloisd

Peixes

Os peixes também conseguem se esconder de seus predadores de forma muito eficaz, ou até mesmo se esconde de suas presas para dar o bote certeiro e capturá-las rapidamente. Existem várias espécies de peixes que se camuflam, tendo as mais variadas formas e cores, podendo ser peixes ósseos ou cartilaginosos como raias e tubarões.

kljljkjk

 

Leões

Os leões são os reis da selva nas savanas e isso não ocorre só porque caçam em bandos e são fortes, ocorre também porque a coloração deles é extremamente parecida com a coloração da vegetação de pequeno porte nas Savanas. Sendo assim, podem facilmente chegar até uma presa despercebidos, aliando a habilidade em caminhar suave (típico de todos os felinos) juntamente com a coloração perfeita. Um ataque preciso!

lkçkçk

Borboletas e Mariposas

Estes pequenos invertebrados também possuem incrível capacidade de mimetizar outros animais, como aquelas que possuem “olhos” nas asas, o que parece imitar uma coruja ou ave parecida. Porém elas também podem ser despercebidas, ao contrário do mimetismo, camuflando-se perfeitamente.

ljljlkjoh

Louva-Deus

O louva-Deus possui cores incríveis que também lhe propicia a camuflagem. Como em qualquer outro animal,  a camuflagem dos louva-deus é ideal para protegê-los contra a predação das aves, pois ficam expostos e não se escondem. Alguns ficam em flores, outros em folhas e galhos.

kjjlkjl

Pergunte se alguma criança tem algum exemplo de filme ou que aprendeu na escola.(Espaço para respostas).

Jesus também gostava de dar exemplos e contar histórias para facilitar que todos entendessem suas mensagens, conhecidas na Bíblia como Parábolas. Assim como o exemplo que contamos sobre alguns animais, o inimigo de Deus, Satanás, também gosta de se camuflar para enganar os filhos de Deus e nos fazer pecar. Ele usou uma serpente para enganar Eva. Vocês lembram-se desta história? Quem mais foi enganado? (José, Sansão, Esaú e Jacó…) Deixe que as crianças lembrem de momentos importantes destas histórias já aprendidas. Pode parecer que alguma coisa é boa, mas se isso desagrada a Deus, então não serve para nós! Alguém pode citar exemplos? Pode-se citar as festas de carnaval, junina, halloween, Cosme e damião, etc… Por isso, precisamos estar sempre atentos para não desobedecer a Deus.