Texto Bíblico Básico:

Juízes 13: 1-5, 24

1.Os israelitas pecaram outra vez contra Deus, o Senhor, e por isso ele deixou que sofressem quarenta anos nas mãos dos filisteus.

2.Havia um homem chamado Manoá, que era da cidade de Zora e pertencia à tribo de Dã. A sua mulher não podia ter filhos.

3.O Anjo do Senhor apareceu a ela e disse: – Você não podia ter filhos e por isso nunca foi mãe. Mas agora você ficará grávida e terá um filho.

4.Não tome vinho nem cerveja e não coma nenhuma comida proibida

5,porque você ficará grávida e dará à luz um filho. Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento. Ele vai começar a livrar o povo de Israel do poder dos filisteus.

24.A mulher de Manoá deu à luz um filho e pôs nele o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

Juízes 16: 4, 6, 17

4.Depois disso Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, que morava no vale de Soreque.

6.Então Dalila pediu a Sansão: – Por favor, me conte o segredo da sua força. Se alguém quiser amarrar você e deixar sem defesa, o que é que ele deve fazer?

17.E acabou lhe contando a verdade: – O meu cabelo nunca foi cortado! – disse ele. – Eu fui dedicado a Deus como nazireu desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, perderei a minha força, ficarei fraco e serei como qualquer um.

Texto Áureo: “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça,  a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. 2 Timóteo 2:22

Há adversidades que acontecem em nossas vidas para aprendermos a andar em paz com Deus, a adorá-lO para amadurecermos. Muitas vezes a adversidade vem quando estamos caminhando bem com Deus, mas ela não é para nos destruir. A adversidade vem para o justo e para o ímpio, a diferença é como cada um irá passar por ela.

Temos exemplos bíblicos de pessoas que passaram por adversidades e venceram. Em determinado momento da história, os inimigos de Israel estavam envergonhando-os. Israel pecava e se arrependia constantemente. Deus manifesta sua misericórdia quando nos arrependemos, mas não devemos brincar com isso, pois o pecado traz consequências em nossas vidas. Às vezes a pessoa está na igreja e quando vive situações difíceis, culpa a Deus, sendo que muitas dessas situações foram geradas no pecado cometido lá atrás, que mesmo sendo perdoado, teve consequências.

Quando começamos a nos relacionar com Deus, não são nossos atributos morais que são transferidos para Deus, mas sim os atributos de Deus são transferidos para nós. Quando passamos muito tempo com alguém e temos um relacionamento de convivência, acabamos parecidos com a pessoa, no modo de falar por exemplo. Quando Pedro foi reconhecido dentro o povo por ser um apóstolo de Cristo, devido o seu jeito de falar. Se andarmos com Cristo e alimentarmos um relacionamento com Ele, seremos parecidos.

A brasa fora da fogueira se apaga. Devemos estar perto de Cristo e constantemente em Sua presença e em Sua casa, para que a chama do Espírito não se apague.

O povo de Israel estava desprotegido, porque havia abandonado a presença de Deus e Sansão foi gerado em uma situação de milagre, por sua mãe que era estéril, para libertar Israel. Sansão foi separado desde o ventre de sua mãe para uma grande obra. Cheio do Espírito Santo, Sansão livrava Israel. Mas em determinado momento, Sansão começou a desobedecer a Deus e os conselhos de seus pais, de que não deveria buscar para si uma mulher no meio dos povos estranhos. Não precisamos buscar nada lá fora, pois Deus tem o melhor para nós aqui dentro da sua casa!

A força de Sansão não estava necessariamente no cabelo, mas na obediência e na fidelidade a Deus. Quando desobedeceu e contou seu segredo a Dalila, que cortando seu cabelo sua força se iria, o Espírito de Deus o deixou e não teve força para destruir o povo.

Foi preso, fez trabalhos que deveriam ser feitos por animais, teve seus olhos furados… o herói de Israel foi envergonhado, pois sem o Espírito de Deus ele nada poderia fazer! Assim somos nós… Na presença de Deus somos mais que vencedores e podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. Mas para isso, precisamo buscar Sua presença para vencer no Espírito.

Deus não queria Sansão desta maneira,  mas seu pecado teve consequências… Sansão orou a Deus, o Espírito Santo voltou e ele teve força para empurrar as colunas e destruir os filisteus, morrendo ele também soterrado pela casa que veio ao chão. E diz a Palavra de Deus que foram mais mortos em sua morte do que os que matou em vida.

Vamos nos revestir da armadura de Deus e alimentar nosso Espírito, para vencermos a carne, o mundo, nosso inimigo e nosso próprio eu! Que possamos levar essa lição com exemplo, estando vigilantes, obedientes e buscando a Deus!