Texto Bíblico Básico:

1     Reis 18:1, 2, 17-19, 21, 36, 38 e 39

1.Algum tempo depois, no terceiro ano da seca, o Senhor Deus disse a Elias:

– Vá apresentar-se ao rei Acabe, pois eu vou mandar chover.

2.Então Elias saiu para se apresentar a Acabe. A falta de alimentos era muito grande em Samaria.

17.Quando viu o profeta, Acabe disse:

– Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!

18.– Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! – respondeu Elias. – Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal.

19.Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal e os quatrocentos profetas do Poste-ídolo que são sustentados pela rainha Jezabel.

21.Elias chegou perto do povo e disse:

– Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!

Porém o povo não respondeu nada.

36.Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim:

– Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem.

38.Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta.

39.Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:

– O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Texto Áureo: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Salmo 139:16

Elias foi chamado pelo povo de perturbador de Israel, devido às suas ideias e palavras. Elias orou para que não chovesse e Deus ouviu sua oração; o povo procurou por Elias por tanto tempo, enquanto estava escondido em uma caverna, pois queriam que ele orasse para que chuva retornasse.

Disseram que iriam matar Eliseu, pois era culpado da desgraça de não haver alimento naquele lugar. Eliseu, inspirado por Deus, profetizou para o povo que no dia seguinte não iriam mata-lo, mas sim festejariam uma mesa farta de alimento; seria algo humanamente impossível de acontecer, mas Eliseu creu que não seria envergonhado. Aquele que duvidou das palavras ditas por Eliseu sob orientação de Deus, nem mesmo sentiria o sabor da comida, pois seria morto.

Então, Deus levanta quatro leprosos para ir no exército inimigo em busca de alimento; já que estavam à beira da morte de qualquer maneira, ao teriam o que perder tentando. Ao chegar próximo ao exército inimigo, ouviram sons como se um exército muito grande se aproximasse e todos, aterrorizados, fugiram, deixando para os leprosos muitos tesouros e grande quantidade de alimento, dando ao povo a provisão dita por Eliseu. Que milagre! E conforme foi dito, aquele que não creu foi pisoteado e nem mesmo comeu pequena parte do alimento, apenas observou. Ele teve ousadia na Palavra de Deus e viu o milagre acontecer!

O mesmo aconteceu quando Elias enfrentou os profetas de Baal para saber quem responderia com fogo: o Deus Todo-Poderoso ou Baal. E depois de reparar o altar, Elias clamou e mostrou a todos que Deus tem todo o poder.

Que possamos ter a mesma ousadia segundo a Sua Palavra, sempre lembrando que quem faz e é digno de toda honra, glória e louvor é o próprio Deus!