Texto Bíblico Básico

Tiago 5:7-11

7. Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera.

8. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.

9.Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O Juiz está perto, pronto para vir.

10. Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento.

11. E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.

Romanos 8:28

28. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.

2 Coríntios 4:17 e 18

17. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.

18. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.

Texto Áureo: “Tenho-vos dito isso, para que eu mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom  ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33

Esperar é uma virtude. Conhecemos várias histórias bíblicas de pessoas que perderam grandes bênçãos por não saberem esperar. Devemos esperar em Deus, pois Ele tem o controle de todas as coisas. Deus mesmo nos alertou, conforme diz no Texto Áureo, que no mundo teríamos aflições, que o caminho não seria fácil, mas que precisamos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

Deus disse estar conosco todos os dias até o fim dos séculos… que maravilha! (Mateus 28:20). As aflições e dificuldades virão, mas a vitória é nossa em nome de Jesus se tivermos paciência e esperarmos em Deus! A Palavra de Deus diz que a tribulação produz em nós paciência (Romanos 5:3)… e a paciência produz experiência.. As aflições vêm para todos, cristãos ou não; a diferença está em como cada um passa por elas.

O que fazer quando a tribulação vier? Esperar em Deus! Não adianta tomar decisões precipitadas ou murmurar… temos que esperar em Deus…

PACIENTE = Ter paz, ciente de que Deus age em nosso favor no tempo certo e fará sempre o melhor.

Se sentirmos que alguma tribulação veio por causa da nossa vida com Deus, que necessita de reparos, vamos mudar nossa conduta e nos arrepender diante Dele. Se estamos andando com Deus conforme a Sua Palavra e estamos em tribulação, é porque precisamos aprender algo e é para que a glória de Deus se manifeste em nossa vida!

É importante estarmos sempre na presença de Deus, amadurecendo e crescendo na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos estar preparados… Jesus voltará para buscar sua Igreja a qualquer momento… Ele pode voltar daqui um mês, amanhã ou mesmo agora! Estamos prontos?