Deus nos ensinou por Sua Palavra, através da vida do Presbítero Nadison e pudemos aprender muito sobre o tema “Enquanto  a promessa não se cumpre”.

Texto Bíblico Básico: Jeremias 29:5-14

5. Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.

6. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir.

7. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão.

8. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não dêem atenção aos sonhos deles.

9. Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o Senhor, estou falando.’

10. “O Senhor Deus diz ainda: ‘Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria.

11. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

12. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei.

13. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.

14. Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando.’

Texto Áureo: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor”. Isaías 55:8

A Bíblia nos apresenta muitas promessas de Deus, mas Ele as condiciona à Sua Palavra. Deus cumpriu a promessa na vida de Abraão quando Ele obedeceu à Deus e saiu de sua terra conforme havia sido ordenado; se ele não tivesse feito isso, não receberia a promessa de Deus. Do povo que caminhava rumo à Terra Prometida, muitos morreram no deserto, pois Deus reagiu à incredulidade deles. O mesmo acontece com relação à Salvação: Deus reage à nossa fé.

 A Terra Prometida não foi dada “de mão beijada” ao povo; eles passaram pelo deserto, tiveram provações, quando chegaram na Terra havia gigantes… não foi fácil! Mas devemos ter como exemplo a vida daqueles que permaneceram até o fim e confiaram em Deus enquanto a promessa não chegava. Muitos murmuraram frente às adversidades e pereceram no meio do deserto. É semelhante o caminho que trilhamos para alcançar a Salvação em Cristo: devemos permanecer firmes aguardando o tempo do Senhor, pois a promessa vai chegar em tempo oportuno! Deus sabe de todas as coisas e qual é o momento certo. Devemos pedir graça a Deus para não murmurarmos; a Salvação é individual e devemos nos esforçar para alcançarmos. Um exemplo: um filho quer ser futuramente um Engenheiro Mecânico. O pai pode pagar o curso completo e dar todas as condições para o filho fazer, mas se ele não se esforçar e estudar, não se tornará um Engenheiro. Deus nos deu a Salvação e oferece a todos, mas nós temos que fazer a nossa parte e nos esforçar, pois senão não seremos salvos.

Leia o exemplo de Calebe em Josué 14:

6. O povo da tribo de Judá foi falar com Josué em Gilgal. Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, disse a Josué:

– Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de você e de mim.

7. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro.

8. Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao Senhor, meu Deus.

9. Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: “Calebe, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.”

10. E Calebe continuou:

– Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos

11. e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.

12. Agora me dê essa região montanhosa que o Senhor me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.

13. Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu a cidade de Hebrom para ser sua propriedade.

14. Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, porque ele obedeceu fielmente ao Senhor, o Deus de Israel. 15. Antes disso Hebrom era chamada de Quiriate-Arba. Arba havia sido o maior dos anaquins. Então houve paz na terra.

 Tudo o que Deus tem prometido em nossa vida, vai se cumprir mesmo que as circunstâncias mostrem o contrário, pois Deus faz milagres e age na impossibilidade. Creia que todas as promessas de Deus irão se cumprir, pois Ele é poderoso e fiel!

Paciente – esperar com paciência e ciente de que o Senhor vai cumprir sua promessa.