Tivemos uma aula abençoada e Deus usou a vida do Presbítero Nadison para falar conosco sobre Determinação, uma Arma Poderosa.

Texto Bíblico Básico: Daniel 1:1-6, 8, 17

1.No terceiro ano de Jeoaquim como rei de Judá, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém, e os seus soldados cercaram a cidade.

2.Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro.

3.O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas alguns jovens da família do rei e também das famílias nobres.

4.Todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de servir no palácio. E precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios.

5.O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio.

6.Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá.

8.Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.

17.Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.

 

Texto Áureo: “Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos”. Jó 22:28

 

Determinação: decidir firmemente. A determinação na vida de Daniel, Hananias, Misael e Azarias fez toda a diferença para que eles fossem abençoados, quando decidiram não se contaminar com a comida do rei e nem com o vinho que ele bebia, tornando-se assim jovens de destaque mesmo se alimentando de maneira diferente do que o rei orientava. O conhecimento de Deus produz em nós determinação. Em Terra estranha, Daniel, que teve o seu nome mudado para Belsazar, foi levantado como profeta; e Hananias, Misael e Azarias, que tiveram seus nomes mudados, foram levantados como grandes homens de Deus. Não importa onde estivermos, devemos decidir firmemente não se contaminar com este mundo.

Daniel escolheu para andar com ele estes três homens de Deus e juntos buscavam a Deus e tinham a decisão firme de adorá-lO com suas vidas. Se queremos algo, devemos ser determinados. É fácil ser determinado no início, mas no meio do caminho surgem os problemas, as adversidades, os obstáculos; irá romper tudo isso aquele que decidir firmemente buscar a presença de Deus; é a determinação que faz a diferença, pois é neste momento, em que estamos buscando a presença de Deus com determinação, que Ele age em nosso favor.

Para tudo há uma preparação. Quem vai casar, quem vai formar-se profissionalmente; para nos encontrarmos com Jesus, também precisamos nos preparar. Quando vamos à casa de Deus, estudamos a Sua Palavra, pedimos orientação de Deus, estamos nos preparando para encontrar com Ele. Isso O agrada e Ele manifesta Seus milagres e nossa vida. Se estivermos determinados, nada irá nos parar! Iremos até o fim!

No meio do caminho os problemas surgem para fazer desanimar, mas com determinação iremos prosseguir com Jesus, pois mesmo que pareça impossível, Deus age em nosso favor. Daniel quando estava na cova dos leões não olhou a circunstância, pois sabia que Deus estava com Ele. Deus está acima de tudo e todos e Ele é o melhor em nossa vida!

Existe o grupo de pessoas que vão igreja buscar o Dono da Bênção e o que busca apenas a benção. Aqueles que buscam apenas a benção e depois de um certo tempo ela não chega, podem-se frustrar e abandonar o caminho do Senhor; aquele que busca o Dono da Bênção, permanecerá, pois os seus olhos não estão naquilo que é perecível, mas no que é eterno, que é a vida para sempre ao lado do Senhor.

Que sejamos determinados e alcancemos a vitória de Deus!

Não perca a próxima aula – 25/05/2015 às 9h15min