Texto Bíblico Básico: Gênesis 2:18-24

18.E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

19.Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20.E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

21.Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22.E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23.E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24.Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Texto Áureo: “Deus faz que o solitário viva em família”. Salmo 68:6A

Família é um Projeto de Deus, alvo do maligno que quer destruí-la. Toda a criação foi feita pelo poder da Palavra de Deus (“Haja luz…” – Gênesis 1:3; “Haja uma expansão no meio das águas…” – Gênesis 1:6); No momento de criar o homem, Ele literalmente “colocou a mão na massa”; “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, assim, o fez com as próprias mãos” (Gênesis 1:26).

Adão e Eva formavam uma família feliz, juntamente com seus filhos (o fato de Deus ter dito a Eva, quando comeu o fruto proibido “Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” – Gênesis 3:16 – dá a entender que ela já havia tido filhos, já que as dores seriam multiplicadas. O inimigo usou a serpente para levar Eva a pecar, que caiu na conversa dele e desobedeceu a Deus. Quando ela comeu o fruto, passou a conhecer o bem e o mal, originando o pecado no mundo.

O casamento em seu dia a dia tem muitos afazeres e ambos devem ser cúmplices e ajudar um ao outro, para que ninguém fique afadigado, lembrando sempre cada um de sua obrigação sem negar ajuda ao outro quando tiver condições de ajudar. Quando elogiamos, damos carinho, falamos palavras de ânimo e amor, estamos cultivando o amor no coração do nosso cônjuge. Devemos buscar agradar ao (a) companheiro (a), conquistando a cada dia com nossas atitudes que mostram que nos importamos e queremos agradar um ao outro.

Deus fez o casamento para ser uma benção e para que a família viva feliz! Jesus Cristo é quem vai abençoar seu casamento para que vivam em paz e comunhão, amando e se alegrando até o fim da vida!

Hoje em dia é somente Deus que pode guardar os filhos do mal! Estamos diante de uma sociedade consumista, com muita violência, negligência e impunidade ao que antes era considerado errado. Vemos crianças com relacionamentos adultos e sem responsabilidade, jovens que querem o que é da moda sem se preocupar com o que são de verdade, adultos que se relacionam sem compromisso verdadeiro e apenas por aparência. Não é isso que Deus tem para nossas famílias! Ele quer uma vida plena e abençoada, de comunhão com Deus e alegria!