Hoje na Escola Bíblica Dominical  aprendemos mais sobre a Palavra de Deus por meio da vida do Presbítero Nadison. O tema da lição foi: Trunfante sobre as inclinações da carne.

Texto Bíblico Básico: Romanos 8:1-9

Texto Áureo: “Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6:20 b

A primeira coisa que precisamos aprender é que o nosso corpo não é  nosso, é de Deus. A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 2:16). Segundo a Lei da Física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. O mesmo acontece com o Espírito Santo de Deus , que não habita em um lugar que já é dominado pelo mal, pelas obras da carne (Gálatas 5:19-21; prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices e glutonaria). Então, o que devemos fazer? Quando o homem encontra a Deus e passa a deixar as obras da carne, inicia-se um processo para receber mais de Deus. Paulo diz em Gálatas 2:20 – “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” e em 1 Coríntios 11:1 – “Sejam meus imitadores, como eu também sou de Cristo”. Isso demonstra um alto nível de maturidade espiritual e comunhão com Deus. Será que podemos dizer isso aos que estão à nossa volta?

Devemos lembrar que esse processo não acontece da noite para o dia, é contínuo! Além de poder ser considerado um “trabalho em conjunto”, pois Cristo nos liberta e transforma, mas devemos dar o nosso passo.

Em Romanos 8:13 lemos que “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”. Quando buscamos o Espírito de Deus, a carne é mortificada. Ela continua ali, embora mortificada, e milita contra o Espírito (“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Gálatas 5:17). Se deixarmos de buscar as coisas de Deus, a carne vencerá!

Devemos decidir não se contaminar com as coisas deste mundo e desviar-se do caminho do mal ! Vamos andar em Espírito, para que Suas obras sejam manifestas em nossa vida!

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

Como é bom estar comunhão com os irmãos e aprender mais sobre a Palavra de Deus!

Não perca a próxima aula!

ata: 09/02 (próximo Domingo)

Horário: 9h15

Tema: “Protegendo a mente das investidas do inimigo”