Lição 4 – Antes de dizer “Sim”

Professor: Pastor Luiz

Texto Bíblico Básico: Gênesis 24:58-66

  1. Eles chamaram a moça e lhe perguntaram:

– Você quer ir com este homem?

– Quero – respondeu ela.

  1. Aí deixaram que Rebeca e a mulher que havia sido sua babá fossem com o empregado de Abraão e os seus companheiros.
  2. E abençoaram Rebeca, dizendo: “Que você, nossa irmã, seja mãe de milhões! Que os seus descendentes conquistem as cidades dos seus inimigos!”
  3. Então Rebeca e as suas empregadas se prepararam, montaram os camelos e seguiram o empregado de Abraão. E assim eles foram embora.
  4. Isaque tinha vindo ao deserto onde ficava o “Poço Daquele que Vive e Me Vê”, pois morava no sul de Canaã.
  5. Ele havia saído à tardinha para dar um passeio pelo campo, quando viu que vinham vindo camelos.
  6. Rebeca também olhou e, quando viu Isaque, desceu do camelo
  7. e perguntou ao empregado:

– Quem é aquele homem que vem andando pelo campo na nossa direção?

– É o meu patrão – respondeu ele.

Aí ela pegou o véu e cobriu o rosto.

  1. O empregado contou a Isaque tudo o que havia feito.

Texto Áureo: Então Isaque levou Rebeca para a barraca onde Sara, a sua mãe, havia morado, e ela se tornou a sua mulher. Isaque amou Rebeca e assim foi consolado depois da morte da sua mãe (Gênesis 24:67).

As atitudes de Isaque deixam claro que ele era um filho obediente. Mateus 15:4 diz “Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe’, e ainda, Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja punido com a morte”. Vemos que o inimigo tem sutilmente tirado princípios bíblicos da vida das pessoas, trazendo consequências que vemos hoje em dia, em uma sociedade em que muitos jovens sabem se direitos, mas não preocupam-se em cumprir deveres. Abraão sabia da sua responsabilidade como pai; sabia que todas as famílias seriam benditas na terra; ele orou a Deus e enviou seu servo para buscar uma esposa para a seu filho no meio da sua parentela. A Bíblia nos orienta a não nos colocarmos em jugo desigual. Eliezer (servo de Abraão), quando incumbido desta tarefa, fez uma oração em pensamento, sem proferir palavras, pedindo um sinal de Deus com relação a esposa que buscava para Isaque; em pensamento, pois Deus conhece o nosso pensamento e o inimigo escuta nossas palavras! E Deus respondeu com o sinal que ele havia pedido; um sinal de algo que seria difícil de ser feito (uma mulher dar de beber para um camelo… um trabalho pesado para ser realizado por uma mulher), mas que foi uma resposta de Deus.

Deus havia prometido a Sara e Abraão um filho; sem paciência de esperar em Deus, pensando que estava demorando, Sara ofereceu ao seu esposo a sua serva Hagar para que gerasse um filho e ele aceitou. Não era essa a promessa de Deus e vemos a consequência desta atitude até hoje, pois os dois povos gerados (Árabes e Judeus) continuam brigando.

Dinâmica:

4 participantes

Desenvolvimento:

Cada participante recebe uma bexiga e enche. Depois de cheia, os participantes trocam de bexiga entre si. O organizador da dinâmica orienta que quem ficar com a bexiga cheia ao final, vencerá. Essa é a única informação dada.

Qual a intenção? A intenção é que os participantes percebam que devem estourar a bexiga do outro e guardar a sua.

O que aprendemos com essa dinâmica? A bexiga representa nosso coração. Às vezes existem palavras ou atitudes que tentam destruir o nosso coração. Assim como ninguém disse claramente que um deveria estourar a bexiga do outro, os participantes foram induzidos a isso. Devemos guardar nosso coração para não fazer isso e nem deixar que façam com o nosso coração.