Lição 2 – Símbolos Vivos do Altíssimo

Professor: Presbítero Nadison

Texto Bíblico Básico: Gênesis 1:26-31

26. Aí ele disse:

– Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

27. Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher

28. e os abençoou, dizendo:

– Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

29. Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas.

30. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento.

E assim aconteceu.

31. E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia.

Texto Áureo: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como as plantas de oliveira, à roda da tua mesa”. Salmos 128:1,3

Quando alguém vai criar algo, cria com algum propósito. Por exemplo, quando o homem criou o lápis, o propósito era a escrita. Deus dá inteligência ao homem para que possa criar coisas. Da mesma forma Deus criou o homem e a mulher com um propósito: propagar Sua imagem e Sua glória aqui na Terra. Hoje vemos muitas famílias caminhando sem conhecer os propósitos de Deus para a sua vida; desta forma, este propósito é comprometido.

Deus abençoou a família de Abrão. Disse para ele deixar a sua terra, a sua parentela e ir para a terra que haveria de mostrar a ele. Abrão creu, posteriormente teve seu nome mudado para Abraão, e mesmo sendo avançado em idade e sendo a sua mulher estéril, Deus honrou a fé e lhe deu um filho, tornando-o pai de multidões. Veja o que a Bíblia diz em Gênesis 12:1-3: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Essa família é um exemplo que Deus deixou para nós em Sua Palavra.

Quando a família se relaciona com Deus, compreendendo cada um qual o seu papel, começamos a receber e aprender com os atributos de Deus. O homem carnal não vai discernir as coisas espirituais; é necessário nascer de novo para que isso seja possível. E essa vida espiritual é possível por meio de um relacionamento com Deus. É dessa maneira que cumprimos o propósito de Deus, propagando Sua imagem e semelhança. As pessoas devem ver a diferença em nossa família; quando isso não acontece, o problema está em nosso relacionamento com Deus.

Muitas vezes vemos pessoas inconstantes na obra de Deus; mas o problema maior do que esse é a falta de relacionamento pessoal com Deus. E isso compromete todas as demais áreas de nossa vida, pois a vida espiritual determina sobre todas elas.

Pense nisso: o segredo da felicidade da esposa, é que seu marido coloque Deus acima de todas coisas, e não ela. O segredo da felicidade do esposo,  é que sua esposa coloque Deus acima de todas as coisas, e não ele. O segredo da felicidade do filho, é que seus pais coloquem Deus cima de todas as coisas, e não ele. O segredo da felicidade dos pais, é que o filho coloque Deus acima de todas coisas, e não eles. Por quê? A Bíblia diz: “Amarás O Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento (Mateus 22:37). E quando assim fazemos, isso reflete em todas as áreas da nossa vida, que são abençoadas. Quando assim fazemos, nossa família é abençoada e reflete a imagem de Deus aos que estão ao nosso redor. “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á (Mateus 10:37-39).

O diabo luta constantemente para nos fazer desistir e perder a imagem e semelhança de Deus, por isso devemos ter uma vida constante com Deus, orando e vigiando.  Onde estivermos, o que estivermos fazendo, devemos manter nossa mente em Cristo e não abrir mão da imagem e semelhança de Deus me nossa família; devemos influenciar com nossa vida com Cristo, e não ser influenciados pelo mal. Vamos encontrar famílias vivendo muitas situações em nossa caminhada, mas devemos dizer como Josué: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor” (Josué 24:15).

Deus abençoe as vossas famílias!