Hoje tivemos uma aula muito abençoada e Deus usou o nosso Pastor Luiz em um estudo sobre Como vencer a tentação.

Texto Bíblico Básico: 1 Pedro 4:12-19

12.Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês.

13.Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.

14.Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês.

15.Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros.

16.Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome.

17.Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não crêem no evangelho de Deus?

18.Como dizem as Escrituras Sagradas: “Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?”

19.Por isso os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas.

Texto Áureo: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Hebreus 4:15

Segundo o dicionário, tentação é o ato ou efeito de tentar; pessoa ou coisa que tente. O Maligno conhece nossas fraquezas e nossa natureza humana. Embora não seja onisciente como o nosso Deus, tem vários demônios a seu favor, observando-nos e tramando contra nós; por isso, devemos estar atentos, lembrando sempre que Deus a ninguém tenta, isso é obra de Satanás para nos destruir.

Obviamente ele não nos apresentará coisas aparentemente ruins, senão não cederíamos; ele apresenta pratos atraentes para que os filhos de Deus venham se desviar do Seu caminho, por curiosidade, negligência, cobiça, etc.

Diz uma história que um homem sempre ficava maldizendo Adão por conta do pecado no mundo, culpando-o pelo fato dos homens agora terem que trabalhar para prover o sustento pelo seu próprio suor. O rei precisou se ausentar por uns dias e deixou nas mãos daquele homem uma caixinha, dizendo que era algo de muito valor que ele teria que guardar e cuidar, porém sem abrir. No primeiro dia, embora curioso, lembrou-se que o rei havia pedido que ele não abrisse; no segundo dia, a mesma coisa; no terceiro, não aguentou tanta curiosidade e abriu! Dentro havia um passarinho que saiu voando e fugiu! Como contar isso para o rei? Não havia como mentir! Quando o rei retornou, pediu sua caixinha e o homem teve que contar toda a verdade. O rei então lembrou ao homem o que sempre falava a respeito de Adão, mostrando que a curiosidade e desobediência é algo a que também estamos sujeitos, tornando-nos culpados como Adão foi.

É muito comum em algumas situações pessoas justificarem seus pecados dizendo que “a carne é fraca”; certo Pastor respondeu a esta justificativa dizendo que “o pecado não é vitamina”. Devemos tomar cuidado para não deturpar a Palavra de Deus para nosso próprio proveito. Qual é a orientação de Deus para nos defendermos do pecado e não cedermos a vontade da carne? “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41

Davi pecou contra Deus deixando-se vencer pela cobiça dos olhos quando viu Beteseba tomando banho e mandou chamá-la. Em nossa vida, a internet pode tornar-se um instrumento de tentação se não soubermos utilizá-la com sabedoria, e vigiando e orando conforme a Palavra de Deus.

Como vencer a tentação?

A tentação de Jesus

(Mc 1.12-13; Lc 4.1-13)

1.Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2.e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3.E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5.Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6.e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

7.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

8.Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

9.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10.Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

11.Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

A primeira coisa que vemos nesta passagem, é que Jesus foi conduzido pelo Espírito. Também precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo para vencermos a tentação! E para que isso aconteça, precisamos ter comunhão com Ele, lendo a Palavra de Deus, meditando e orando constantemente.

Quando jejuamos, estamos mortificando a nossa carne e mostrando que quem manda é o Espírito Santo de Deus. O jejum não implica somente a abstinência de alimento, mas sim de tudo que pode tomar o lugar de Deus em sua vida ou tomar grande parte do seu dia que poderia ser utilizado para o louvor de Deus. Pode ser um jejum de internet, facebook ou algo que você goste muito de fazer. Quando jejuamos, estamos nos tornando fortes, lembrando sempre que a tentação virá para tentar fazer com que desistamos do propósito feito, mas devemos permanecer firmes para a glória de Deus!

Não perca a próxima Lição: Guerra Espiritual, como vencê-la

Domingo, 01/06 às 09h15min