Hoje tivemos uma aula abençoada e aprendemos muito por meio da Palavra de Deus ministrada pelo Presbítero Nadison. O tema da lição foi: Os anjos auxiliam na Batalha Espiritual.

Texto Bíblico Básico:

Gênesis 19: 14-17, 22 e 23

14.Então Ló saiu e foi falar com os homens que iam casar com as suas filhas. Ele disse: – Arrumem-se depressa e saiam daqui porque o Senhor vai destruir a cidade! Mas eles pensaram que Ló estivesse brincando.

15.De madrugada os anjos insistiram com Ló, dizendo: – Arrume-se depressa, pegue a sua mulher e as suas duas filhas e saia daqui, para que vocês não morram quando a cidade for destruída.

16.E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o Senhor teve compaixão de Ló.

17.Então um dos anjos disse a Ló: – Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.

22.Agora vá depressa, pois eu não poderei fazer nada enquanto você não chegar lá. Ló tinha dito que a cidade era bem pequena, e por isso ela recebeu o nome de Zoar.

23Ló chegou a Zoar depois que o sol já havia saído.

Salmo 91: 11 e 12

11.Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-loaonde quer que você for.

12.Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus péssejam feridos nas pedras.

Texto Áureo: O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmo 34:7

Todos os dias batalhas espirituais são travadas em nossa vida, mas Deus envia seus anjos para nos auxiliar, porém a adoração é devida somente a Deus! Anjo de verdade não recebe adoração, pois reconhece a soberania de Deus e vive somente para servi-lo. A Bíblia diz: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”. Gálatas 1:8

Existem algumas formas de anjos se apresentarem. Para a Abraão, apresentou-se como uma pessoa. A Bíblia também diz: “Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber”. Hebreus 13:2

Um anjo apareceu para Agar para trazer palavras de consolo enquanto sofria por temer a morte do seu filho e providenciou água. Lembrando que o anjo apenas trouxe uma palavra de consolo, mas o Consolador enviado por Deus é o Espírito Santo.

O anjo Gabriel, um anjo mensageiro, manifestou-se de acordo com a Palavra de Deus para trazer boas notícias para Maria, anunciando o nascimento de Cristo. Em outro momento, quando Gabriel estava tentando levar uma resposta de oração para Daniel, os demônios estavam barrando para não conseguir chegar. Deus então enviou Miguel para guerrear e abrir caminho para Gabriel, que conseguiu levar a mensagem.

Devemos conhecer a Deus para não cair em enganos e heresias pregadas por aí; apenas Deus é digno de todo louvor e adoração, não seus anjos. Devemos buscar a Deus e Ele agirá de acordo com a sua vontade, enviando anjos para auxiliar, pois trabalha em cada momento da maneira que convém, por isso devemos buscar a Ele e não aos seus anjos.

 A única coisa que pode nos fazer derrotados, é nos afastarmos da presença de Deus. A Bíblia diz: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). O próprio Satanás era Guardião das Leis de Deus quando ainda era um anjo de luz, e utilizou as Escrituras para tentar o Senhor Jesus no deserto, por isso não devemos nos enganar e subestimá-lo quanto à sua inteligência, pois Ele conhece a Bíblia e sua intenção é nos desviar dos propósitos de Deus e nos destruir.

A Bíblia diz que “ O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmo 34:7), por isso entende-se que há um anjo para cada pessoa, porém devemos lembrar que nossas orações, súplicas e adorações são devidas somente a Deus, Senhor de nossas vidas, pois anjos de verdade não recebem adoração, pois reconhecem que Deus é soberano e não há quem seja maior que Ele.

Participe da próxima Escola Bíblica Dominical!

Domingo (16/03) às 9h15

Lição 10:Confronto entre as forças do bem e do mal