Hoje tivemos uma aula abençoada e aprendemos muito por meio da ministração da Palavra de Deus pelo Pastor Luiz.

Texto Bíblico Básico:

1 João 2:20-27

20.Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade.

21.Portanto, eu escrevo a vocês, mas não é porque não conhecem a verdade. Pelo contrário, é porque a conhecem e sabem que nunca nenhuma mentira vem da verdade.

 

22.Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho. 23Pois quem rejeita o Filho rejeita também o Pai; e quem aceita o Filho tem também o Pai.

 

24.Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai.

25.E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna.

 

26.Eu estou escrevendo isso a vocês a respeito dos que estão tentando enganá-los.

27.Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo.

2 Coríntios 1:21 e 22

21.Pois é o próprio Deus que nos dá, a nós e a vocês, a certeza de que estamos unidos com Cristo. E foi Deus quem nos separou para si mesmo.

22.Como dono ele pôs a sua marca em nós e colocou no nosso coração o Espírito Santo, que é a garantia das coisas que ele guarda para nós.

Texto Áureo: “Agora sei que o Senhor salva ao seu ungido”.  Salmo 20:6 a

É essencial que todo cristão tenha a unção do Espírito Santo de Deus. O próprio Jesus precisou desta unção quando andou por este mundo.

A Bíblia diz em Isaías 66:1 “O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão”.

Quando fomos escolhidos e ungidos por Deus, Ele nos deu posse e somos autorizados a sermos representantes Dele, embaixadores de Cristo nesta Terra, habilitados para sermos mais do que vencedores.

Quando Samuel foi ungir o Rei de Israel, o menor foi escolhido. Aos olhos humanos, os outros poderiam ser, mas Davi já havia sido escolhido por Deus e foi ungido. Quando isso aconteceu, Davi continuou com suas atividades normalmente, não foi correndo no mesmo momento reivindicar seus direitos de Rei ou mudou sua postura como pessoa. Da mesma maneira, independente da unção que Deus nos deu, nunca devemos nos esquecer que somos servos do Deus Altíssimo, nunca devemos ser soberbos, mas sim sempre humildes na presença de Deus e perante os homens, honrando e engradecendo o nome do Senhor com nossas atitudes.

Antes de ser ungido, provavelmente cachorros, raposas, já tinham tentado atacar suas ovelhas, e com as armas que ele possuía (como uma funda, por exemplo), as defendia. Depois de ungido, os animais que apareceram foram um leão e um urso, e mesmo estes ele conseguiu derrotar debaixo da unção de Deus. Não podemos nos deixar vencer pelas adversidades por maiores que elas sejam, pois se Deus nos deu unção para vencê-las, vamos conseguir no poder do Espírito Santo, com a autoridade que Ele nos deu.

Um policial autorizado pelo batalhão e treinado para o trabalho, não pode de manhã trabalhar como policial e de noite roubar caixas eletrônicos, pois mesmo que não esteja fardado, ele É um policial. Caso tenha atitudes inapropriadas, é expulso do batalhão. Nós cristãos também não podemos ter esta atitude, pois somos cristãos independente do momento e de onde estejamos. Somos ungidos e escolhidos por Deus e devemos ter atitudes cristãs dentro e fora da igreja.

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça”. Eclesiastes 9:8

É preciso ter cuidado com o que falamos dos nossos irmãos, pois somos todos ungidos por Deus e isto não nos dá o direito de julgarmos uns aos outros. Saul, que antecedeu ao Rei Davi, perseguiu-o para matar e queria o seu fim. Mesmo Davi tendo a oportunidade de matá-lo, não o fez, apenas cortou um pedaço de sua veste para mostrar que esteve ali enquanto Saul dormia. Quando perguntaram o porquê dele não ter matado de vez aquele homem que queria lhe fazer mal, respondeu: “Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus”. (1 Samuel 24:10)

Paulo, sob a unção de Deus, enfrentou naufrágio, ,picada de cobra e permaneceu vivo e firme em Deus.

2 Samuel 1:21 “Montes de Gilboa, não caia sobre vós nem orvalho, nem chuva, nem haja aí campos que produzam ofertas, pois neles foi profanado o escudo dos valentes, o escudo de Saul, que jamais será ungido com óleo”. Um irmão contribuiu com uma curiosidade interessante! Essa oração foi feita por Davi quando o Rei Saul morreu, e neste monte em Israel não chove até hoje, segundo irmãos que estiveram no local e conversaram com moradores. Eis aqui o poder da oração de um justo ungido por Deus.

Vamos tomar cuidado com os laços do maligno para nos tirar da presença de Deus, para tirar de nós a unção que recebemos, pois ele age astutamente para aos poucos darmos preferência a outras coisas que não seja a Casa de Deus a Sua Presença: compromissos que aparecem constantemente, cansaços muito grandes, dores e enfermidades, tudo sempre no horário do culto. Cuidado! Vamos vigiar!

Lucas 10:19 e 20: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus”.

Não perca a próxima lição!

Lição 9: Os Anjos auxiliam na Batalha Espiritual

Domingo (09/03) às 9h15