Hoje tivemos uma aula muito abençoada e Deus falou grandemente por meio da vida do Presbítero Nadison, sobre o tema “Confronto entre as forças do bem e do mal”.

Texto Bíblico Básico

1 Reis 19:1-7

1.O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal.

2.Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:

– Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!

3.Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante

4.e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim:

– Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.

5.Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse:

– Levante-se e coma.

6.Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. 7O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo:

– Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.

Texto Áureo: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar”. Filipenses 2:13a

Temos condições de vencer o mundo com a Palavra de Deus, por isso devemos nos alimentar dela e meditar constantemente, pois se nos sujeitarmos a Deus iremos vencer. Satanás se levanta contra o povo de Deus, mas Deus se levanta para derrotá-lo. “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês”(Tiago 4:7).

Deus às vezes nos leva a situações de escassez para que o Seu nome seja glorificado em nossas vidas, assim como fez com muitos na Bíblia. Jezabel era idólatra e adorava ao deus Baal (deus da chuva, fertilidade e da tempestade) e ficou irritada com Elias que o desafiou dizendo que não haveria chuva na terra. Sabendo do perigo que corria com essa profecia, Deus providenciou um esconderijo para Elias. Até os corvos o alimentaram enquanto estava na caverna. Deus queria mudar essa situação para mostrar que não há Deus como o nosso Deus. O Profeta Elias ficou três anos e meio sem chuva, passando por dificuldades, aguardando a orientação de Deus. Todos estavam procurando Elias enquanto ele se escondia na caverna. Deus então chegou mansamente e perguntou a Elias o que ele estava fazendo naquele lugar, pois era momento de sair da caverna escura e retornar pelo caminho, pois havia muito trabalho para fazer.

Quando apareceu para falar com Acabe, sob orientação do Senhor, foi acusado de ser “perturbador de Israel”. Foram convocados 450 Profetas de Baal para participar de um desafio, para ver qual deus responderia ao clamor do seu povo. Os Profetas começaram a fazer os rituais enquanto clamavam por Baal, mas nada acontecia, não caía fogo do céu sobre o altar. Elias até mesmo zombou dizendo que talvez Baal estivesse dormindo, por isso não ouvia. Quando chegou a vez de Elias, Deus fez um grande milagre. Leia com atenção! Que fé Elias teve!

1 Reis 18

30.Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado. 31.E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32.E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. 33.Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha, 34.e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez, 35.de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água. 36.Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. 37.Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. 38.Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39.O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Jezabel esperava a notícia de que Elias havia sido envergonhado por Baal, mas não foi isso que Acabe lhe contou. Baal não respondeu, o Deus de Elias sim e ainda todos os Profetas de Baal foram mortos.

Podemos reparar que a primeira coisa que Elias fez foi consertar o altar, que estava quebrado, então orou a Deus. Não podemos estar com o nosso altar desconcertado, orar a Deus e depois dizermos que Ele não está nos respondendo.

Estamos em batalha espiritual constantemente e o inimigo usa até mesmo pessoas próximas para nos envergonhar, mas não devemos baixar a cabeça, pois temos conosco o Deus Todo-Poderoso.

Vamos ousar e desafiar a nossa fé, pois Deus quer fazer grandes coisas em nossas vidas!!!

IMG_20140317_003400

Para abrir a atividade e imprimir, clique abaixo:

Atividade L. 10