Hoje aprendemos juntamente com a irmã Lilian a respeito de Batalha Espiritual na Igreja.

Texto Bíblico Básico:

Apocalipse 2:18-23

18.E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:

19.Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

20.Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

21.E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.

22.Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

23.E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

2 Coríntios 12:20

20.Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos.

Texto Áureo: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18 b

Existiam sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodiceia e Pérgamo. Na igreja de Tiatira, mesmo com a prática das boas obras, era permitido que uma profetisa com espírito de Jezabel influenciasse as pessoas com suas falsas profecias.

Jezabel foi uma rainha idólatra e imoral que desafiou o profeta de Deus e influenciava o povo a adorar a Baal, tornando-se símbolo da prostituição religiosa e da idolatria. Provavelmente seja por isso que a profetisa de Tiatira tenha recebido esse nome. O mesmo espírito tem atuado em algumas igrejas hoje em dia, que tem deixado de pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo, corrompendo-se. O engano do inimigo atua para desviar o foco dos cristãos, deixando de lado o verdadeiro motivo de se buscar a Deus, por isso todos devemos estar vigilantes, orando e buscando a Deus para não sermos enganados e permanecermos firmes em Jesus.

Na igreja de Laodiceia outro espirito que atuava era o mundano, levando os cristãos a serem chamados de mornos espirituais. Deus reprovou a luxúria, a vaidade e o orgulho, pois os cristãos apenas valorizavam aqueles que tinham as coisas, enquanto Cristo nos ensina a dividir.

Outro espirito que age com sutiliza no meio do povo de Deus é o de Balaão; homens deixam-se levar pelas suas próprias palavras, sem a presença do Espírito Santo, utilizando o poder mental ao falar sobre coisas espirituais, sem permitir o trabalhar de Deus, agindo com racionalismo. O mercenarismo também se faz presente, preocupando-se com o faturamento e não com o crescimento espiritual da igreja, juntamente com o ecletismo, permitindo a mudança com relação ao que podia se fazer na igreja ou não, sem a orientação de Deus, misturando as trevas com a luz no meio do povo.

O espírito de Absalão tem suas armas diretamente ligadas ao anjo da igreja, o Pastor, e aos líderes e submissos que trabalham para a edificação da igreja, agindo com rebeldia contra todos e achando-se melhor que os demais, levando grupos a se levantarem contra o Pastor. O Pastor representa uma segurança às suas ovelhas, que observa os perigos que elas não conseguem ver, utilizando sua vara e seu cajado para defendê-las; as ovelhas devem valorizar, honrar, amar e obedecer, ajudando-o em oração, pois o inimigo também o afronta constantemente.

A Igreja deve buscar a orientação, direção e força de Deus, para vencer a Batalha Espiritual e combater os espíritos que querem afrontar o corpo de Cristo, que somos nós, Igreja fundada por Jesus Cristo. Devemos buscar a santidade, viver a verdade, pregar o evangelho e nos sentir responsáveis pelo zelo pela casa de Deus e Evangelho de Cristo, sem nos acovardar durante a Batalha, anunciando a volta de Cristo para que mais pessoas sejam redimidas pelo Seu precioso sangue.

Vamos cobrir nossos Pastores de oração e nos responsabilizarmos em fazer nossa parte, pois somos um corpo e precisamos uns dos outros para vencer a Batalha Espiritual que tem sido travada dentro da Igreja, sempre revestidos pelo Espírito Santo para vencer os males que vêm contra o povo de Deus.

Não percam a próxima lição: A invencível arma da unção!

Domingo, 02/03, às 09h15