Lição 1 – Uma história digna de ser contada

Professor: Presbítero Nadison

Texto Bíblico Básico: Cântico dos Cânticos 8:1-6

1.Ah! Quem me dera que foras meu irmão e que te tivesses amamentado aos seios de minha mãe! Quando te achasse na rua, beijar-te-ia, e não me desprezariam!

2.Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; e te daria a beber vinho aromático e do mosto das minhas romãs.

3.A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua direita me abrace.

4.Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. O amor inalterável do esposo para com a esposa

5.Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado? Debaixo de uma macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.

6.Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor.

Texto Áureo: “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda fazendo de sua casa por este amor, certamente a desprezariam”. Cântico dos Cânticos 8:7

Este texto é um momento em que Salomão e sua esposa estavam se elogiando; o comentarista desta revista traz como título “Uma história digna de ser contada”; Deus quer que nossa história também seja digna de ser contada.

Qual é a origem da família? Gênesis 2:18,21 e 22 mostra Deus criando a família, depois de criar todas as coisas; Viu Deus que era bom e colocou o homem e mulher com a tarefa de dominar sobre a criação juntos (o homem contando com sua auxiliadora: a mulher). Quando a família tem projeto em comum e discute entre si, a capacidade de compartilhar sonhos e projetos faz com que sejam abençoados. A Bíblia diz “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne” (Marcos 10:7-8); sendo assim, nada mais é individualista, pois mesmo alguns projetos sendo individuais e pessoais, os dois são um e devem decidir tudo juntos, pensando no bem comum.

Quando, no seio familiar, um casal conhece a Deus, é necessário buscar a vontade de dEle e fazer sacrifícios de sua própria vontade. O casal tem muitas diferenças ao se unirem: diferentes culturas, manias, vieram de diferentes ambientes; e o que há em comum? O amor!  É importante o casal orar, ler a Bíblia, buscar em Deus a graça de saber ouvir um ao outro e ceder em muitos momentos. A Bíblia é o nosso manual de como viver bem e agradar ao nosso Pai Celestial!

O julgo desigual é algo perigoso na família cristã. Podemos ouvir testemunhos de casais que se deram bem sem que um dos dois fosse cristão e deu certo, porém a grande maioria de exemplos que temos é de famílias destruídas, pessoas que não ficaram firmes e saíram da presença de Deus. A vontade de Deus é uma família que busque a Sua presença juntos e sejam exemplos para os filhos nessa sociedade atual, em que os valores são invertidos e tudo é permitido. Não é isso que Deus quer para nós, não devemos correr esse risco, mas sim escolher agradar ao nosso Pai, pois Ele não nos deixará sem sua benção em todas as coisas!

O casamento não é um mero contrato. O casamento é uma aliança entre o homem, a mulher e Deus! Foi Ele quem criou a família e está constantemente disposto a abençoá-la. Mas para que isso aconteça, nossa família deve adotar os ensinamentos de Deus, praticando-os.

Agora, sobre sua história… ela é digna de ser contada?

Se não for, ela precisa ser mudada!