Hoje, em um estudo abençoado ministrado pelo Presbítero Nadison, aprendemos que Deus peleja em nossas batalhas.

Texto Bíblico Básico: Êxodo 14:9-14 e Jó 19:25

Texto Áureo: “O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. Salmo 46:11

Devemos confiar em Deus e Ele batalhará em nosso favor. Fazemos a nossa parte, mas é Deus quem vence o inimigo; o Espírito Santo nos dá condições de permanecer em pé para receber a vitória. Temos sempre que obedecer a voz de Deus, pois Ele age sempre de acordo com a Sua Palavra.

Quando o povo de Israel estava no Egito, estavam se multiplicando e Faraó começou a aumentar a carga sobre o povo. Então, Deus agiu em favor deles para libertar da escravidão. O povo de Israel foi escolhido por Deus para alcançar as demais nações. Deus então escolhe Moisés para falar a Faraó, envia as dez pragas e o povo é liberto por meio de um milagre glorioso de Deus, mostrando que Ele realmente age em favor dos Seus.

Deus peleja em nosso favor quando nos mantemos firmes em sua presença, buscando aprender de Sua Palavra e obedecendo. Às vezes o homem falha, abandona o seu propósito, acha que não consegue mais, mas o nosso Deus é um Deus de propósito que não volta atrás com Sua Palavra. Após libertar o povo do Egito, continuou firme com o seu propósito de levá-los para a Terra Prometida.

“O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis” (Êxodo 14:14). Neste versículo podemos observar uma desaprovação de Deus com relação às atitudes do povo de Israel, que estava reclamando depois que saíram do Egito, achando melhor que estivessem ainda na época da escravidão do que morrer no meio do deserto, não confiando em Deus. “Vos calareis”- Deus iria cumprir sua promessa para que o povo ficasse sem ter mais o que falar, para mostrar que Ele realmente é Deus e tem controle sobre todas as coisas.

Nem sempre o caminho para chegar à nossa promessa é fácil. O povo de Israel teve um caminho árduo porque não obedeceu a Deus. Ficaram livres de Faraó, mas não se livraram do deserto. Deus permite certas situações para moldar nosso caráter e testar a nossa fé. Como acontece quando somos avaliados nas provas escolares, que temos que aprender de novo e refazer a prova até estarmos prontos para ir para o ensinamento seguinte, o mesmo acontece conosco em nossa vida diariamente; o mesmo aconteceu com o povo que saiu do Egito e ficou 40 anos rodando no deserto.

Jó também foi provado na vida. Era um homem reto, temente a Deus, que se desviava do mal; Satanás pediu permissão para Deus para provar Jó e Deus permitiu desde que não tocasse na vida dele. Sofreu muito em várias áreas da vida, mas em tudo não pecou contra Deus (Jó 1:22).

Devemos sempre nos encher da presença e da Palavra de Deus, pois desta forma mesmo no momento de adversidade, nossa boca falará coisas boas e espirituais. “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Romanos 1:21 “Porquanto tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graça, antes se torna nulos em seus raciocínios, obscurecendo-se o coração insensato”. Existem cristãos que têm o conhecimento de Deus e mesmo assim murmuram, como fez o povo de Israel.

Vamos pedir a misericórdia de Deus para sermos fiéis em meio à adversidade, pois Ele peleja por nós. Ele é o Deus que abre o mar, acalma a tempestade e tem controle sobre todas as coisas! Glória a Deus!

Nós que conhecemos a Deus, temos que ter a visão da eternidade. Tudo o que foi designado por Deus, vai acontecer conforme Ele permitir e, por mais que não entendamos no momento, é o melhor para nós.

Quando o Rei diz que se Sadraque, Mesaque e Abednego, não adorassem ao deus dele seriam lançados na fornalha de fogo ardente, “Responderam eles, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:16-18

Talvez enquanto os três estavam a ponto de serem jogados na fornalha, pais e mães estivessem orientando seus filhos que assistiam aquilo a não seguir o exemplo daqueles homens, prostrando-se como o Rei havia mandado; talvez alguns orientassem os três jovens que eles se prostrassem para serem salvos; mesmo assim, eles continuaram firmes.

O caminho para a promessa pode ser difícil. O mais difícil para o povo foi o caminho até a Terra Prometida; mais difícil para Sadraque, Mesaque e Abednego do que a fornalha, foi o caminho até ela (Quantas coisas podem ter passado pela cabeça deles?). E foram libertos para a glória de Deus! E é nesse caminho que o Diabo quer tirar a nossa fé, fazer perder o foco, para esquecer as promessas de Deus e Seu agir em nossa vida!

Pode parecer que estamos sozinhos, mas Deus está pelejando por nós. Deus permaneceu em silêncio enquanto Jó sofria, mas quando estava no lixo, pelejou por Ele. Deus permaneceu em silêncio quando os três jovens estavam sendo fiéis e indo contra o Rei mesmo sabendo que poderiam enfrentar a morte, mas quando entraram na fornalha, Deus estava lá. Pode parecer que Deus não está contigo neste momento difícil, mas creia e seja firme, pois no momento certo Ele se levantará em eu favor, pois nos silêncio Ele está trabalhando!

Enquanto louvamos e adoramos, Deus está pelejando por nós.

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43:13